Páginas

ABMJM


História da Academia Bombeiro Militar "Josué Montello"

Em meados de 2003 o governo do Estado destinou uma área localizada na entrada do Parque Independência (Expoema), para um projeto que forneceria alimentação a comunidade local, que ficou conhecido como “Sopão”, com a capacidade de fazer até 30 (trinta) toneladas de sopa por mês. Todavia este projeto não chegou sequer a ser inaugurado, e o prédio destinado para o projeto, ficou abandonado e sendo depredado.


No dia 18 de julho de 2007, o Major Joabe Pereira de Souza, comandante do CEBM (Centro de Ensino Bombeiro Militar), estando à procura de um prédio para instalar os cursos que eram oferecidos pela Corporação do Bombeiro Militar do Maranhão, foi indicado para visitar a antiga Unidade Industrial de Concentrado Nutritivo “Sopa Viva” – (Sopão), localizado na Av. Daniel de Aquino Aragão, s/nº, no Bairro da Santa Bárbara, na capital do Estado. Sendo que a visita só se realizou no dia 19 do mesmo mês, observando que o estabelecimento enquadrava-se no perfil desejado, e que se encontrava em estado de abandonado, resolveu, pelo uso de suas atribuições, ocupar o prédio, com a devida autorização do Sub Comandante Geral do CBMMA Coronel Antonio ELIBERTO Barros, o qual, tomou as devidas medidas para a regularização da edificação.

A ocupação iniciou-se com o primeiro pelotão de alunos do CFSD (Curso de Formação de Soldados), sob o monitoramento do 1º Sargento J. Machado e Coordenação do Major Joabe, desta forma na manhã do dia 19 de julho de 2007, deu-se início à revitalização das instalações do Centro de Ensino do Bombeiro Militar, atual Academia de Bombeiros Militar “Josué Montello”.

Inauguração da Academia do Corpo de Bombeiros Militar 



Em 13 de abril de 2009, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, inaugurou formalmente as instalações da nova Academia do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Sendo que no final do mesmo ano, passou a chamar-se de Academia Bombeiro Militar “Josué Montello”.




Atualmente, além do Curso de Formação de Oficiais, a Academia de Bombeiro Militar, serve como centro de formação de outros cursos, como: CFSD (Curso de Formação de Soldados), CFC (Curso de Formação de Cabos), CFS (Curso de Formação de Sargentos), CAS (Curso de Aperfeiçoamento de Sargento) e CHOAE (Curso de Habilitação de Oficiais Administrativo Especial), atendendo não só bombeiros do Maranhão, mas também bombeiros de outros Estados da Federação. Sem deixar de mencionar o atendimento à população local por meio do projeto social Bombeiro Mirim, onde atende centenas de crianças de baixa renda. E tudo isso é possível devido às excelentes instalações que dispõe a ABM, com salas, alojamentos, refeitório e cassino, todos climatizados, material de apoio didático como: data show, internet sem fio (wireless), TV a cabo, equipamentos de musculação, quadra de vôlei de areia, tabela de basquetebol, campo de futebol e piscina semi-olímpica.


6 comentários:

  1. COMO FORMA DE ENRIQUECER A HISTÓRIA DA ABMJM, OBSERVO QUE DEVERIA SER CORRIGIDO O NOME: CEL BARROS PARA ANTONIO ELIBERTO BARROS OU SOMENTE CEL ELIBERTO E DEVERIA TAMBÉM SER EXPLICADO COMO SE DEU O PROCESSO DE ESCOLHA DO NOME DA ABMJM E, FINALMENTE, DEVERIAM SER INFORMADOS OS NOMES DO CMTE GERAL E DA ABMJM À ÉPOCA DA CITADA INAUGURAÇÃO ATÉ MESMO POR UMA QUESTÃO DE RECONHECIMENTO E LEMBRANDO QUE EM SE TRATANDO DE HISTÓRIA NÃO SE DEVE OMITIR NADA.

    ResponderExcluir
  2. Sr. José Raimundo Filho, Vamos verificar suas recomendações e fazer as devidas corrções pertinentes.

    ResponderExcluir
  3. Como estes relatos ficam expostos na internet, por favor, revisem o texto antes de publicar.

    ResponderExcluir
  4. Como faço pra ingressar na Academia Bombeiro Militar ?

    ResponderExcluir
  5. Como faço para ingressar na Academia Bombeiro Militar?

    ResponderExcluir
  6. Como faço para ingressar na Academia Bombeiro Militar?

    ResponderExcluir