Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

CEBM - CADETES DO SEGUNDO ANO DO CFO TÊM INSTRUÇÃO PRÁTICA DE COMBATE A INCÊNDIO FLORESTAL EM PAÇO DO LUMIAR



No dia 17 de janeiro de 2009 foi realizada uma instrução prática da disciplina Combate à Incêndio Florestal ministrada aos cadetes do segundo ano do CFO pelo Major QOCBM Teixeira e o Capitão QOCBM Silva Junior. O objetivo dessa instrução foi mostrar procedimentos básicos, porém fundamentais no combate a incêndios florestais e, ainda, realizar a terceira avaliação corrente de tal disciplina.

A instrução iniciou-se com uma marcha que teve duração de aproximadamente duas horas. A turma do segundo ano foi dividida em quatro guarnições de oito combatentes munidos das ferramentas necessárias para a execução das atividades, como material de sapa, bomba costal, pinga-fogo etc.

Durante a marcha houve paradas de quatro minutos (a cada vinte minutos, chamadas alto-horário) e ainda troca de ferramentas da mão direita para esquerda e vice-versa a cada cinco minutos. Antes de chegar ao local determinado, um terreno de posse do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão localizado em Paço do Lumiar, houve uma parada para a realização de uma instrução de confecção de maca usando madeira e cabo solteiro (padiola). Cada guarnição confeccionou ma maca para transportar um de seus combatentes até o terreno, que foi localizado através de um aparelho GPS.


Ao encontrar o local e junto dele as coordenadas para a construção de um aceiro, foi feita uma limpeza para que todo o grupo almoçasse e descansasse para continuar as atividades. Depois do almoço, às 15 horas, foi dado um sinal para que fosse iniciada a construção do aceiro de cada guarnição. O término desta parte da instrução foi no momento em que a primeira guarnição deu o pronto da missão.
Após a construção do aceiro, os cadetes realizaram uma pequena marcha para guardarem os materiais utilizados e retornarem ao quartel, findando a instrução, que teve duração de aproximadamente 12 horas.
ALGUNS MOMENTOS DESSA INSTRUÇÃO:







Nenhum comentário:

Postar um comentário